Sabia que caminhar descalço na praia é muito saudável?
O que pode ser mais relaxante, neste período de verão que se aproxima, do que andar com os pés descalços ao longo da praia?
O simples caminhar é uma opção super saudável pois para além de ter efeitos positivos na saúde nos nossos pés, ajuda-nos a manter a forma dos pequenos excessos gastronómicos que cometemos durante as férias – quem tem diabetes deve ter um cuidado redobrado caso caminhe descalço.
Para quem sofre de varizes, esta pode ser uma excelente oportunidade para melhorar a circulação sanguinia – isto aplica-se mesmo a quem não tem problemas com varizes :).
Deixo-vos então algumas dicas:
Massagem natural. Ao caminhar na praia, terá a vantagem de a areia massagar a sola dos pés, o que ativa a circulação venosa e linfática. Caso esteja junto à água, junto do rebentamento das ondas, a água do mar irá massagar também os tornozelos, tornando o exercício ainda mais completo.
Andar sobre água. Andar com a água juntos dos tornozelos é muito benéfico mas caso prefira um exercício mais completo, caminhe dentro de água – com a agua até aos joelhos. Andar na água com essa profundidade, e caminhando devagar pode ser cansativo mas é um exercício fantástico – ajuda a fortalecer os músculos das pernas e das nádegas.
Esfoliação natural. Caminhar na praia para além de ser ser saudável também tem benefícios de beleza. Caminhar na areia é um óptimo esfoliante natural devido ao contacto do pé com a areia. E o resultado? Pés mais suaves.
Minerais. Há um outro benefício associado ao caminhar na água do mar, os seus minerais – de iodo e de sódio, eles ajudam a prevenir o envelhecimento e também ajudam aqueles que têm problemas de tiróide.
Areia molhada ou seca? Caminhar junto à água é realmente mais fácil e menos cansativo. Já caminha na areia seca, requer mais esforço, já que a areia é menos estável. Neste caso, em termos de exercício pode ser a melhor opção, no entanto é mais susceptível a haver lesões.
Mais algumas dicas
- Evite caminhar durante o meio dia. Assim evita queimaduras solares. O melhor momento é nas primeiras horas da manhã ou à tardinha no pôr do sol.
- Tente caminhar com companhia. Ajudar a incentivar e assim também põe a conversa em dia.
- Aplique protetor solar antes de sair de casa, levar uma garrafa de água e usa um chapéu.
Artigos Relacionados
- 8 Dicas para Manter os Pés Saudáveis no Verão
- 10 Problemas nos pés causados pelo uso de calçado
- Diagnóstico precoce evita lesões irreparáveis nos pés
- O vício da corrida
- Como cuidar de pés secos em 5 passos
A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.
Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.