O que é

A fasceíte plantar é uma das patologias mais comuns no que diz respeito aos pés e corresponde à inflamação, com dor, na fáscia plantar. Em condições normais, a fáscia plantar funciona como um elemento de absorção de choques ( impactos do pé contra o solo), suportando o arco formado pelo pé. Quando ela é muito curta, o arco do pé é mais acentuado; quando é longa, o arco é mais achatado, correspondendo ao vulgarmente designado “pé plano”.

Se a tensão for demasiado grande, podem ocorrer pequenas roturas na fáscia. A repetição desse processo provoca irritação e inflamação deste tecido. É uma patologia muito comum em pessoas que praticam exercício e com profissões cuja actividade requer estar de pé durante muitas horas. O excesso de peso, a gravidez, a diabetes e o uso de calçado inadequado são também factores de risco. É também bastante comum entre os 40 e os 60 anos de idade – a fáscia perde a sua elasticidade e a camada de gordura torna-se mais fina, reduzindo o seu efeito protector – e no género feminino.

Sintomas

Normalmente, a dor da fasceíte plantar desenvolve-se de forma gradual. É desencadeada e agravada pelos primeiros passos matinais, longos períodos de pé ou transição da posição sentada para a posição vertical. A dor assemelha-se a uma pontada no calcanhar. Resumidamente, os principais sintomas são:

  • Dor na sola do pé e calcanhar nos primeiros passos pela manhã;
  • Dor na sola do pé após e/ou durante atividade física;
  • Dor a palpação da sola do pé e calcanhar;
  • Rigidez e tensão na sola do pé.

Diagnóstico

O diagnóstico baseia-se no exame podológico, com realização de testes apropriados para avaliar os reflexos, força e tónus muscular, sensibilidade, coordenação e equilíbrio. Poderá haver necessidade também de realizar exames complementares.

Tratamento

Na maior parte dos casos, o tratamento passa pela utilização de suportes plantares indicados para esta situação. O gelo, o repouso e a elevação da perna são também aconselhados. Pode recorre ao uso de anti-inflamatório para aliviar a dor e a consequente inflamação.

Dicas

Para aliviar as dores da fascite plantar:

  • Sempre preferir gelo ao calor e nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
  • Alongar alivia os sintomas temporariamente, mas dificilmente apenas o alongamento resolverá o problema;
  • Anti-inflamatórios podem ser usados, auxiliam no controle da dor e inflamação;
  • Imobilização raramente é a melhor opção. A reeducação da atividade, o uso de palmilhas e exercícios específicos são a melhor solução.
  • Alongar os gémeos:
  • Congelar uma garrafa de água, pisar em cima e rolar o pé sobre ela. Fazer isso por 1 minuto, repetindo 3 vezes;
  • Controlar a inflamação.

 

É uma patologia muito comum em pessoas que praticam exercício e com profissões cuja actividade requer estar de pé durante muitas horas.

 

A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.

Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.

MARCAR CONSULTA