O que são
A onicocriptose, também conhecida por unha do pé encravada, ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Sapatos inadequados e unhas mal cortadas são as causas mais comuns. Geralmente, o dedo grande é o mais afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar. Normalmente, a pele junto à unha do pé costuma ficar avermelhada e, por consequente, infectada. Na maior parte dos casos, a dor só aparece ao andar mas também pode persistir mesmo em repouso.
Sintomas
O principal sintoma de unha encravada é o inchaço na base da unha no lado em que ela estiver encravada. Os sintomas de unha encravada incluem dor ao longo das margens da unha – dor que piora quando se usa calçado apertado, aumentando a sensibilidade à pressão. As unhas encravadas requerem um cuidado especial e um diagnóstico precoce. pois elas podem ficar facilmente infectadas. Os principais sinais de infecção incluem vermelhidão e inchaço da área ao redor da unha, pus e líquido – com ou sem sangue.
Tratamento
Existem várias técnicas para o tratamento e correcção das unhas encravadas. Uma das principais técnicas utilizadas da-se pelo nome de ortoníxias – são pequenos aparelhos metálicos que permitem a correcção do arco da unha de forma gradual. Não é um processo traumático nem doloroso e não é necessária a extracção da unha para que ela seja corrigida, no entanto, esta técnica só deve ser aplicada por podologistas.
- Deixe o pé em água morna para amolecer a unha;
- Use um cortador de unha limpo e afiado;
- Corte as unhas retas. Não arredonde os cantos das unhas nem as corte muito curtas;
- Considere o uso de sandálias até que o problema seja resolvido. Loções ou pomadas colocados na unha encravada podem ajudar no alívio da dor, mas não tratam do problema.
Dicas
- Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre;
- Não corte as unhas pelos cantos;
- Corte as unhas a direito;
- Não retire ou afaste as cutículas, pois protegem a matriz ungueal da acção de substâncias químicas e/ou microorganismos;
- Evite o uso de endurecedores de unha, pois as unhas podem ressequir e ficar com manchas;
- Evite deixar os pés húmidos por muito tempo.
Sapatos inadequados e unhas mal cortadas são as causas mais comuns. Caso tenha diabetes consulte o seu podologista imediatamente.
A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.
Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.