O que é

O esporão de calcâneo – o maior osso na estrutura óssea do pé – é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo ou ainda na região posterior do calcâneo, junto ao tendão de Aquiles. Como é ele que suporta todo o nosso peso do corpo, sofre um impacto intenso e constante, originando possíveis inflamações.

Essas inflamações crônicas da parte inferior do calcanhar afectam, não apenas, o osso calcâneo, mas também os tendões. Caso a inflamação se estenda por um tempo prolongado, pode levar à calcificação dos tecidos junto ao osso do calcanhar, e é esse fenómeno que leva à formação dos esporões.

Muitas outras situações podem dar origem a esta patologia, tais como:

  • Stress crónico junto à região do calcanhar;
  • Pessoas com a curvatura dos pés acentuada;
  • Uso excessivo de salto alto ou calçados que sejam pouco apropriados para os pés;
  • Prática de exercício com forte impacto nos pés.

Sintomas

O que caracteriza esta patologia é a dor e dificilmente apresentará sinais como vermelhidão ou outro sintoma visível. Geralmente, a dor é contínua na zona plantar do calcanhar, no entanto, nem toda a dor junto ao calcanhar é esporão e há casos em que ao dor nem se manifesta.

Diagnóstico

O esporão de calcâneo pode ser diagnosticado através de um exame físico, mas o uso do raio-x pode ajudar a confirmar o diagnóstico – apesar de que por vezes, possam não ser detectados esporões recém-formados.

Tratamento

O tratamento para esporão no calcanhar passa em muito pelo uso de sapatos adequados com palmilhas personalizadas para apoiar melhor o pé e evitar que o esporão provoque pressão excessiva sobre a fáscia. Como forma de tornar o tratamento mais completo, podem ser utilizados alguns exercícios de alongamento da fáscia plantar, como puxar os dedos do pé para cima durante 20 segundos ou rolar o pé em cima de uma bola de ténis, para melhorar a elasticidade da fáscia e evitar que fique presa no esporão, aliviando a dor. Junto a este tratamento pode também ser aconselhado o uso de anti-inflamatórios, reduzindo assim a inflamação na zona do esporão.

A cirurgia para esporão no calcanhar é utilizada nos casos mais graves para liberar a fáscia plantar e remover o esporão, aliviando definitivamente a dor. No entanto, sendo uma cirurgia, existem alguns efeitos colaterais que podem surgir.

Dicas

Para evitar o aparecimento de esporão de calcâneo:

  • Controle o excesso de peso de forma a reduzir o stress provocado sobre os pés;
  • Use calçado adequados, quer ao fazer exercício quer no seu dia-a-dia;
  • Evite permanecer de pé por longos períodos;
  • Fortaleça a musculatura da planta do pé.

 

O tratamento para esporão no calcanhar passa em muito pelo uso de sapatos adequados com palmilhas personalizadas.

 

A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.

Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.

MARCAR CONSULTA