Caso sofra de diabetes, é muito importante que adopte medidas preventivas e que seja seguido regularmente por um podologista, reduzindo dessa forma o risco do aparecimento de alterações que podem tornar-se irreversíveis e, no limite, levar à necessidade de amputação.
No tratamento do pé diabético, o podologista trata todas as afecções que dizem respeito ao pé, sejam elas patologias da pele e unhas, ou problemas estruturais, funcionais e morfológicos do pé.
A diabetes provoca factores de risco associados ao excesso de pressão em determinadas zonas do pé que, associados à diminuição da sensibilidade característica na diabetes e que resulta da danificação nervosa, aumenta a probabilidade de se desenvolverem de feridas que podem evoluir para úlceras com infecção.
Também a má circulação que resulta da diabetes significa que ferimento ou infecções no pé demoram mais tempo a cicatrizar, derivado da redução da quantidade de sangue das artérias dos pés, sendo este mais um factor de risco associado.
O pé diabético é uma situação complexa que afecta os diabéticos em geral. O aparecimento de úlceras (feridas) nos pés, pode levar à amputação. Se é diabético, previna-se. O acompanhamento preventivo e tratamento minucioso são fundamentais.
Marque já a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide dos seus pés.
Outras áreas de intervenção
Podopediatria | Podogeriatria | Podologia Laboral | Podologia Desportiva