O que são

Uma verruga plantar é um inchaço áspero e duro que surge nas plantas dos pés – afetam apenas a pele e não se instalam ou sobrevivem em outros tecidos. As verrugas plantares são mais comuns em jovens dos 12 aos 16 anos. Nas crianças ela tende a desaparecer no período de um mês.  Designam-se de verrugas plantares pelo facto de se instalarem na planta do pé.

As verrugas são causadas por um vírus, denominado papilomavírus humano ou PVH. Ele faz com que algumas células da pele cresçam mais depressa do que outras. O PVH entra, geralmente, na pele através de cortes ou arranhões. Outra das principais causas é transpiração e o contágio – frequente em chuveiros públicos, balneários e em águas paradas junto de piscinas.

Sintomas

As verrugas são, geralmente, da mesma cor da pele mas também podem ser mais escuras. Começam, de forma geral, por serem pequenas porém podem aumentar de tamanho. Elas são camadas de pele que se acumulam na planta do pé em círculos ou em formas ovais.

Podem ou não causar dores quando está de pé ou a caminhar.

Diagnóstico

As verrugas plantares são muitas vezes confundidas com um calo ou calosidade e por este motivo podem receber tratamento comum para calosidade, o que é incorreto e prejudicial para o tratamento, pois pode provocar maior instalação do mesmo. Sendo assim é necessário um correcto diagnóstico de forma a receberem o tratamento mais correcto. Habitualmente as verrugas têm o aspeto de uma pele mais grossa, por vezes descamativa. Elas podem aparecer na forma de lesões pequenas e singulares, ou podem surgir na forma de aglomerados que abrangem áreas mais extensas. Assim, e de forma a terem o correcto tratamento, um diagnóstico – se possível precoce – é fundamental para evitar tratamentos menos adequados.

Tratamento

As verrugas plantares são curáveis, mas requerem o acompanhamento de um podólogo de forma a garantir um tratamento eficaz. As verrugas podem ser tratadas de várias formas.

  • Medicação.
  • Crioterapia: através da congelação das verrugas a fim de as remover.
  • Electrocautério: as verrugas são eliminadas através de calor.
  • Terapêutica queratolítica: tratamento à base de medicamentos ácidos para fazer com que a verruga se solte e se desprenda.
  • Terapêutica a laser (laserterapia): aplicação de um laser de luz sobre a verruga.

Dicas

Para evitar as verrugas plantares:

  • Use sapatos de boa qualidade, flexíveis, grandes e adaptados para os seus pés.
  • Use meias de algodão para ajudar o pé a transpirar
  • Use palmilhas específicas para os seus pés, feitas pelo seu Podologista
  • Se é diabético, tenha muito cuidado e consulte um podólogo regularmente para evitar futuros problemas.
  • Tome precauções extras se for idoso.

 

Verrugas plantares são curáveis  mas um diagnóstico precoce é fundamental para evitar tratamentos menos adequados.

 

A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.

Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.

MARCAR CONSULTA

Anúncios