O que é

Neuroma de Morton é uma das patologia dos pés e é, nomeadamente, uma lesão que ocorre num nervo do pé, mais especificamente no nervo que passa entre o terceiro e o quarto dedo, geralmente em resposta à irritação, ao trauma ou à pressão excessiva. Ainda são desconhecidas as principais causas exactas do Neuroma de Morton, no entanto, acredita-se que este problema possa estar relacionado mais a factores de risco do que a uma causa específica.

Sintoma

Normalmente, não há nenhum sinal externo, tal como uma protuberância, porque este não é realmente um tumor. Pode existir uma dor ardente na planta do pé que se pode espalhar até aos dedos. A dor intensifica-se geralmente com actividade ou com o uso de sapatos. A dor de noite é rara. Pode também haver um “formigueiro” ou perda de sensibilidade nos dedos do pé. É uma patologia frequentemente verificada em pessoas que praticam desporto.  Sapatos de salto alto, podem também agravar o problema, bem como sapatos apertados e estreitos.
O Neuroma de Morton causa a sensação de se estar a pisar uma pedra sempre que se apoia a ponta do pé no chão e, por ser uma alteração nervosa. Dependendo do tamanho, o neuroma pode ser palpável e mobilizado.

Diagnóstico

Para o diagnóstico é realizado através da palpação da área do pé à procura de um nódulo entre os dedos. Podem-se realizar também exames de ultra-som, ressonância magnética ou mesmo raio-x – este último é bastante útil para descartar a hipótese de outras doenças nos pés.

Tratamento

O tratamento do neuroma pode ser realizado de diversas formas. As terapias iniciais são relativamente simples, no entanto, o tratamento pode envolver um ou mais dos seguintes tratamentos:

  • Uso de sapatos confortáveis. Evite os saltos elevados ou sapatos apertados, utilize sapatos mais largos com saltos mais baixos e uma sola macia.
  • As palmilhas ortopédicas ajudam também aliviar a irritação levantando e separando os ossos, reduzindo a pressão no nervo.
  • Medicação anti-inflamatória e uso de corticoides: Ajuda a diminuir a dor e a inflamação.
  • Fisioterapia: Ajuda a reabilitar a e exercitar o pé.
  • Cirurgia: a cirurgia reparadora pode ser o tratamento mais eficaz contra o neuroma de Morton

Diversos estudos mostraram que uma combinação de sapatos mais espaçosos, mais confortáveis, medicamentos anti inflamatórios, e as palmilhas personalizadas oferecem o alívio a 80 por cento das pessoas que sofriam de neuroma de Morton.

Dicas

Para aliviar os sintomas

  • Massage o local para diminuir a sensibilidade, diminuir a rigidez do tecido e melhorar o espaço para diminuir a compressão do neuroma;
  • Aplique gelo para ajudar a diminui a dor na região;
  • Use anti-inflamatórios (prescritos por um médico) também podem ser utilizados e auxiliam no controle da dor e inflamação.

 

O Neuroma de Morton causa a sensação de se estar a pisar uma pedra sempre que se apoia a ponta do pé no chão.

 

A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.

Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.

MARCAR CONSULTA