Todas nós gostamos de um bom par de sapatos (ou vários). Ou porque vamos a um evento, ou porque gostamos de ter mais opções ou então porque parece que nunca temos calçado suficiente.
Razões não faltam, nem nunca irão faltar, para abrirmos os “cordões à bolsa”.
No entanto, por vezes, a opção na hora da comprar não é mais sensata em termos de saúde, pois preferimos os mais bonitos, os mais elegantes ou mesmo os mais altos. E é aqui que está o problema.
Como consequência, existem várias patologias associados às más decisões no momento da compra dos próximos sapatos, tais como as dolorosas bolhas nos pés!
Assim, passo a enumerar algumas das principais patologias associadas ao uso do calçado.
Joanetes: Também conhecidos com hálux valgo, são uma das patologias mais comum nos pés e resultam de uma alteração anatômica caracterizada pelo desvio do dedo grande em direcção dos outros. Saber mais sobra joanetes.
Calos: Os calos e calosidades são caracterizados por um aumento da camada mais externa na pele, nas regiões susceptíveis a atritos e pressões. Saber mais sobre calos.
Fasceíte Plantar: É uma das patologias mais recorrentes no que diz respeito aos pés e corresponde à inflamação, com dor, na fáscia plantar. Saber mais sobre fasceíte plantar.
Instabilidade Crónica do Tornozelo: É uma lesão com elevada incidência e que em alguns casos, caso o tratamento tenha sido inadequado ou insuficiente, pode levar ao aparecimento de queixas residuais que se podem prolongar no tempo. Saber mais sobre instabilidade crónica do tornozelo.
Micoses: As micoses resultam de infecções causadas por fungos que para além de existirem no nosso organismo também predominam no meio ambiente – sobretudo nos espaços mais húmidos ou onde há mais calor. Saber mais sobra micoses.
Gretas: As gretas e as fissuras tendem a aparecer quando a pele dos pés é exposta a condições climatéricas extremas, a terapêuticas agressivas e a agentes agressivos – tais como detergentes. Saber mais sobre gretas.
Esporão do Calcâneo: É caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo ou ainda na região posterior do calcâneo, junto ao tendão de Aquiles. Saber mais sobra o esporão do calcâneo.
Metatarsalgias: O aparecimento das metatarsalgias devem-se normalmente à sobrecarga das cabeças dos metatarsos sobre o plano de apoio. Saber mais sobre metatarsalgias.
Unhas Encravadas: A onicocriptose, também conhecida por unha do pé encravada, ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Sapatos inadequados e unhas mal cortadas são as causas mais comuns. Saber mais sobre unhas encravadas.
Agora e após esta lista de problemas, espero que da próxima vez que forem comprar sapatos tenham em consideração aspectos como a estabilidade do pés, a postura do corpo, para que tipo de situação estamos a comprar calçado e, não menos importante, se nos sentimos confortáveis com os sapatos.
Artigos Relacionados
- O uso de saltos altos e os riscos para a saúde da mulher
- Como prevenir o cansaço dos pés em 5 passos
Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.