O vício da corrida

O vicio da corrida - podologia braga

Para quem não está acostumado, parece ser loucura levantar da cama cedo e sair a correr alguns quilómetros por aí – ou mesmo depois de uma dia desgaste de trabalho. No entanto, para quem gosta de fazer corrida, além de ser uma atividade considerada “viciante”, a lista de benefícios para a saúde é imensa – faz bem para o coração, emagrece, diminui a pressão sanguínea, melhora a qualidade do sono, entre outros.

Não é por acaso que há um aumento no número de adeptos desta atividade. O bom é que não é necessário muito investimento para a praticar. Basta colocar uma roupa confortável e calçar umas sapatilahs apropriadas. “Dessa forma, a atividade desportiva pode ser realizada com mais conforto e segurança e assim trazer todos os benefícios inerentes ao desporto”, destaca o médico especialista, Dr. Luiz Fernando Bonaroski.

Isso quer dizer que as sapatilhas para a prática do exercício não devem ser usado somente pela aparência, mas devem proporcionar estabilidade, amortecimento e conforto durante o exercício – evitando que o movimentos repetitivos ocasionem problemas nos pés – durante e até mesmo após a atividade física.

Outro ponto importante é tentar reconhecer qual é o tipo de pisada – pois cada pessoa pode ter uma diferente. Reconhecê-la pode evitar vícios de postura, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna.

Segundo o médico, existem basicamente três tipos de pisadas – neutra, supinada (apoio maior sob a borda externa do pé) e pronada (apoio maior sob a borda interna do pé). “Na pronada há maior necessidade que a sapatilha proporcione mais estabilidade aos pés, pois trata-se de um pé com maiores problemas nos ligamentos”, salienta o médico. “Já nas pisadas neutra e supinada, há necessidade de maior conforto, já que são pés mais estáveis por natureza”, acrescenta.

Saiba mais sobre os tipos de pisada aqui – Pé Plano e Pé Cavo

O tipo de pisada pode ser identificado por uma avaliação especializada com profissional da área por um exame físico. “Uma outra forma é através do tipo de desgaste da sapatilha. Algumas lojas especializadas possuem dispositivos com esse objetivo. Em casos mais específicos, pode ser utilizado um exame que se chama baropodometria”.

O médico explica que de maneira geral, as sapatilhas são elaborados tendo isso em conta, porém com a alta tecnologia envolvida, alguns modelos servem para qualquer pisada. “Todas as sapatilhas de corrida possuem algum tipo de sistema de amortecimento. Nas pisadas neutra e supinada, o amortecedor precisa ser um pouco mais efetivo”, orienta o médico especialista em pés.

Em relação a adaptação de um tipo da sapatilha, o especialista diz que pode variar de pessoa para pessoa. “Mas é fundamental escolher um modelo adequado para corrida e ter orientação de profissionais nessa escolha”, diz.

Outro cuidado que deve ser observado é quanto ao desgaste do calçado. “Após um certo tempo de uso, que vai variar de acordo com a quantidade que é utilizado, a sapatilha tem que ser trocada com uma certa frequência pois à medida que vai gastando, ele vai perdendo suas características de conforto e estabilidade”, refere Dr. Bonaroski