O que são
As gretas e as fissuras tendem a aparecer quando a pele dos pés é exposta a condições climatéricas extremas, a terapêuticas agressivas e a agentes agressivos – tais como detergentes. As gretas são também consequência de uma desidratação grave associada à pressão exercida nesta zona do pé. Elas podem causar desconforto, dores e conduzir a infeções.
Sintomas
Na maior parte das vezes as gretas surgem a partir de calosidades muito ressequidas e como reação às condições e agressões que o pé é sujeito. Quando a planta do pé e o calcanhar não têm lubrificação suficiente podem-se formar calos, gretas e endurecimento da pele. Assim, podemos enumerar como principais sintomas a pele ressequida, fissuras, calos, dores e desconforto.
Tratamento
Para tratar e prevenir as gretas ou fissuras deve aplicar um creme hidratante, lavar os pés todos os dias com sabão pH neutro, usar meias de algodão e calçado confortável. Se a gretas sangrarem deve ser aplicado um antisséptico. No caso de ser diabético ou as gretas serem acompanhadas de comichão e descamação da pele deve recorrer ao seu podologista.
A evolução do tratamento das gretas/fissuras é progressiva e depende do constante acompanhamento de um podologista,
Dicas
Para evitar os gretas e fissuras:
- Use sapatos de boa qualidade, flexíveis, grandes e adaptados para os seus pés.
- Evite também sapatos pontiagudos ou saltos altos.
- Use palmilhas específicas para os seus pés, feitas pelo seu Podologista.
- Se é diabético, tenha muito cuidado e consulte um podólogo regularmente para evitar futuros problemas.
- Tome precauções extras se for idoso.
- Aplique hidratantes sobre a pele de seus pés.
- Evite a automedicação e consulte sempre o seu podologista.
Para prevenir e tratar este problema é conveniente utilizar produtos específicos para estas situações, que hidratem e ajudem a reparar as gretas nos pés.
A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.
Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.