O que são

As micoses resultam de infecções causadas por fungos que para além de existirem no nosso organismo também predominam no meio ambiente – sobretudo nos espaços mais húmidos ou onde há mais calor. Estas também podem ser conhecidas por “tineas”. As micoses tendem a propagar-se pelo corpo devido a um conjunto de factores que torna a propagação mais fácil, tais como locais húmidos ou quentes e baixa imunidade.

Outro aspecto, não menos importante, que ajuda os fungos a propagar-se é a queratina, uma substância existente em toda a superfície cutânea e que serve de alimento para os fungos. É de referir que as micoses são contagiosas.

Sintomas

As micoses podem ter vários aspectos e manifestarem por toda a superfície cutânea. No início podem surgir em formato de bolhas vermelhas e preenchidas com um líquido de cor clara. Após algum tempo estas bolhas tendem a secar gerando uma crosta amarelada – em que posteriormente se desprende da pele.

Os sinais principais sinais são:

  • Lesões avermelhadas com bordas definidas e centro mais claro
  • Necessidade de coçar
  • Bolhas com extremidades escamosas
  • Erupções na pele

Diagnóstico

A avaliação nestes casos costuma ser bastante favorável, já que o aspecto das lesões é muito característico. Para a certeza do diagnóstico o médico pode solicitar a realização de alguns exames como, por exemplo, o exame micológico cultural e direto. Neste procedimento faz-se a raspagem do material que é levado para análise em laboratório. É extremamente importante a realização deste exame para poder se excluir uma série de outras complicações que poderiam ter relação com os sintomas.

Após o diagnóstico – do que vem causando tais lesões – o tratamento deve ser iniciado. Este é bastante favorável e, muitas vezes, possui curta duração. Diante de qualquer tipo de ferida, lesão ou necessidade de coçar a pele, não deixe de consultar um podologista para que este avalie corretamente a sua situação.

Tratamento

Cada doente requer um tratamento específico, dependendo da gravidade da sua situação. No entanto, e normalmente, o tratamento passa pelo uso de antifúngicos tópicos. O procedimento é realizado à base da higienização da área afetada – lavando e secando muito bem o local – e após isto, faz-se a aplicação da pomada. Por vezes, também se recorre ao uso de medicamentos no tratamento das micoses na pele. Geralmente, e quando identificado precocemente, o tratamento tende a ser curto e eficaz, no entanto este requer um acompanhamento por parte do podologista de forma a não reincidir. A prevenção nestas situações pode ser a arma mais eficaz.

Todos e quaisquer tratamentos devem ser prescritos por um médico especialista – podologista. Não utilize medicamentos indicados por amigos, pois podem dificultar o tratamento. Somente um profissional consegue avaliar corretamente a situação e indicar a melhor abordagem.

Dicas

Para evitar a micoses na pele:

  1. Cuide bem das sua pele.
  2. Evite andar descalço em locais públicos.
  3. Lave as roupas – na máquina à 60°C ou mais – que estiveram em contato com as micoses.
  4. Utilize roupas e sapatos que deixam a pele respirar.
  5. Tenha cuidado com as feridas e calos.
  6. Não use objetos pessoais de outras pessoas.
  7. Seque bem os pés após tomar banho.

 

As micoses são contagiosas mas de cura fácil. A prevenção nestas situações pode ser a arma mais eficaz.

 

A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.

Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.

MARCAR CONSULTA