O que são
As deformidades dos dedos acontecem, normalmente, por retração e encurtamento dos tecidos (músculos e ligamentos) do pé. As deformidades nos dedos podem acontecer de duas formas, dedos em garra ou dedo martelo. Estas patologias recebem os nomes de acordo com o posicionamento dos ossos dos dedos. Geralmente causam muitos calos e dificultam a utilização de alguns tipos de calçados, bem como mau estar na locomoção.
Sintomas
O mau posicionamento do pé por longos períodos e a sobrecarga no antepé (ponta do pé), são os principais fatores relacionados às alterações dos dedos. Algumas doenças reumáticas, como a artrite reumatoide, e traumas também podem levar ao aparecimento destas patologias. Tanto para os dedos em martelo quanto para os dedos em garra existem sintomas similares, tais como:
- Dor nos dedos e nos metatarsos (ossos do pé);
- Inchaço nos dedos e no pé;
- Vermelhidão na região;
- Retração e rigidez dos dedos, normalmente o movimento dessas estruturas fica difícil e doloroso;
- Formação de calosidade nos locais onde há atrito com os calçados;
- Perda de mobilidade e força no pé e dedos. O indivíduo terá muita dificuldade de movimentação dos dedos por falta de força e falta de mobilidade.
Para prevenir esses tipos de deformidades é necessário mudar hábitos errados de maneira que se previna a evolução da patologia, como por exemplo:
- Utilizar sapatos espaçosos e não os que apertam e deixam os dedos mal posicionados;
- Fazer fisioterapia para melhorar a mobilidade, a força e o controle dos dedos e do pé com manobras e exercícios específicos;
- Usar separadores de dedos;
- Usar palmilhas.
Diagnóstico
O diagnóstico neste tipo de patologias é realizado através de uma avaliação física, podendo no entanto ser necessário a realização de exames complementares (como por exemplo o raio-x) para observar como estão os ossos e as juntas dos dedos do pé.
Tratamento
Os tratamentos variam de acordo com a gravidade do dedo. Os tratamentos para casos mais leves baseiam-se no uso de sapatos apropriados – caso o problema tenha sido causado pelo uso de calçados inapropriados. Palmilhas especiais são boas indicações caso a sola do pé arqueada seja a causa da deformação. Medicamentos para aliviar a dor também podem ser necessários. Caso tenha bolhas, não as tente abrir – isso pode causar graves infecções. Utilize cremes e proteções no local. Alongar suavemente os pés também pode aliviar o problema.
Para os casos mais graves pode-se optar por uma intervenção cirúrgica. Existem muitas técnicas cirúrgicas como forma de tratamento para estas deformidades e a escolha dependerá do podologista e da gravidade da patologia.
Dicas
Dicas para aliviar as dores nos dedos deformados:
- Massage a sola dos pés e os dedos de forma a ajuda a melhorar a mobilidade e a diminuir a dor;
- Utilize sapatos com a zona dos dedos macias, espaçosas e evite sapatos de salto e/ou apertados;
- Peça a um sapateiro para alargar um pouco a zona dos dedos do sapato para acomodar a deformidade;
- As sandálias podem ajudar, desde que não comprimam nem friccionem outras áreas do pé;
- Uma palmilha personalizada, feita pelo seu podologista, pode ajudar a redistribuir o peso e aliviar a pressão;
- Manualmente estique os dedos do pé e articulações para as posições normais;
- Exercite os dedos do pé.
Para prevenir esses tipos de deformidades é necessário mudar hábitos errados.
A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.
Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.