O que são
As metatarsalgias são uma das patologias dos pés e devem-se normalmente à sobrecarga das cabeças dos metatarsos sobre o plano de apoio. Na maior parte das vezes, apresentam calos plantares recorrentes e dor pela pressão ao andar, que limita muito a locomoção. As metatarsalgias são mais recorrentes em adultos do que em crianças e têm maior predominância no sexo feminino.
Sintomas
O principal sintoma é a dor directamente ligada à locomoção diária, ao trabalho, ao excesso de exercício ou ao ortostatismo prolongado. Inicialmente, a dor é leve, pouco incapacitante e costuma melhorar com o repouso mas com o tempo e se não for realizado nenhum tratamento, a dor, pode tornar-se intensa, constante e altamente incapacitante. O mais recorrente é o aparecimento de calos – geralmente onde existe maior pressão.
Diagnóstico
O exame detalhado do pé visa não só avaliar as variações da anatomia como também a mobilidade dos metatarsos para se traçar o tipo de tratamento. O comprimento excessivo dos metatarsos, pé plano, presença de joanetes, pode levar ao aparecimento de metatarsalgias. Outras metatarsalgias podem também ser provocadas pelo neuroma de Morton.
Tratamento
O tratamento das metatarsalgias pode ser realizado através de duas formas.
- Conservador: Utilização de palmilhas, reequilibrando a pressão.
- Cirúrgico: Corrige a anomalia – mas só deve ser usado quando se esgotarem os meios clínico – e melhora a qualidade de vida do paciente ao desaparecer a dor.
Dicas
Para evitar o apareciemnto de metatarsalgias
- Diminua ou elimine o uso de salto alto e calçados inadequados;
- Diminua a intensidade dos exercícios físicos;
- Se fizer exercício físico, faça um pequeno aquecimento;
- Perca peso;
- Aplique gelo;
- Utilize palmilhas personalizadas.
As metatarsalgias são mais recorrentes em adultos do que em crianças e têm maior predominância no sexo feminino.
A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.
Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.