Quem não tem ou já teve os pés secos ao ponto de estes se tornarem gretas?
Neste artigo vou explicar como podemos evitar e tratar situações como esta.
Os pés são uma das áreas do corpo mais susceptíveis de ficarem secas visto estes não possuírem glândulas sebáceas. Além de ser um problema estético, a pele seca não é capaz de proteger a pele como deveria e fica sujeita ao aparecimento de fissuras e gretas.
Nos casos de esta situação já estar em estado avançado, o mas adequado é procurar um especialista em tratamento para os pés. No entanto, para combater os pés secos basta dedicar alguns minutos diários ao tratamento.
Para manter os pés hidratados é necessário criar um hábito diário de cuidados. Use cremes hidratantes que contenham ativos como vitamina B3 e óleos naturais. Óleos de amêndoas e de girassol são boas opções.
Assim e para hidratar os pés, siga os seguintes passos:
- Esfolie. Uma vez por semana esfole os pés com um aparelho apropriado ou com pedra podem. A lixa elétrica remove a pele de forma suave sem agredí-la.
- Hidrate. Aplique diariamente um creme por todo o pé. Esse cuidado pode ser feito logo após o banho! Apenas lembre-se de secar bem os pés, especialmente entre os dedos para evitar humidade.
- Massage. De seguida, massage o pé em movimentos leves e circulares, pelo menos durante 5 minutos.
- Proteja. Para potencializar a hidratação use meias de algodão. No dia seguinte os seus pés estarão macios, hidratados e saudáveis. Use também meias de algodão no seu dia-a-dia.
- Evite andar descalço. O contato direto com o chão leva a um atrito excessivo, fazendo com que a pele da região engrosse para se defender do trauma. Evite também banhos muito quentes e demorados.