O que são
As unhas engrossadas, mais conhecidas por onicogrifose, caracterizam-se pela distrofia ungueal apresentando sinais de espessamento, aumento no comprimento e curvatura da unha (lâmina ungueal) e que ocorre mais frequentemente no primeiro dedo do pé.
É uma patologia muito comum em idosos com hábitos de higiene deficientes, dificuldades na locomoção, traumatismos repetidos, pressão permanente devido ao uso de calçado inadaptado e também devido à negligência no corte das unhas. Existem também outros factores que podem desencadear a onicogrifose, nomeadamente:
- Infecções;
- Lesões;
- Diabetes;
- Deficiente ingestão de nutrientes;
- Malformação congénita da matriz ungueal;
- Esclerodermia;
- Sífilis.
Sintomas
Estas tendem a apresentar, como principais sintomas, estrias transversais, crescimento desproporcionado da unha sendo que por vezes possuem o aspecto de uma garra. Caso identifique algum destes aspecto não adie a sua visita ao seu podologo, pois quanto mais cedo for identificada a patologia, mais rápido e eficaz será o tratamento – evitando-se assim também futuros problemas na sua saúde.
Diagnóstico
Geralmente, quem sofre de onicogrifose sofre também de onicomicose (micose nas unhas), visto que a unha ao ficar deformada tem tendência a levantar e a ficar descolada da pele, formando-se assim uma cavidade entre a unha e o leito ungueal onde acumula sujidade e humidade – este é o cenário ideal para a proliferação de fungos nas unhas do pé. Neste tipo de patologias é necessário um correcto diagnóstico pois cada situação requer o seu devido tratamento.
Tratamento
As manifestações visíveis desta patologia são o engrossamento e o escurecimento ungueal. O tratamento passa por um rebaixamento mecânico da unha e um corte adequado da mesma. Para além do tratamento, é fundamental que os doentes tenham um cuidado acrescido na escolha do calçado, criando – caso assim seja necessário – novos hábitos. O tratamento realizado previne também o aparecimento de outras patologias como a onicomicose, pois os factores que a originam são eliminados.
Veja aqui o tratamento para a micose nas unhas.
No entanto, e repetindo, é de salientar que cada tratamento depende do grau de gravidade de cada caso.
Dicas
- Evite calçado apertado;
- Não corte as unhas pelos cantos;
- Corte as unhas a direito;
- Pratique bons hábitos de higiene;
- Use calçado confortável.
É uma patologia muito comum em idosos e quem sofre de onicogrifose sofre também de onicomicose.
A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.
Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.