Os joanetes são um problema que afeta muitos indivíduos, causando grande incómodo e mal estar. Existem, no entanto, várias formas de cuidar dos joanetes. O ideal é visitar o seu podologista de forma a iniciar o tratamento mais adequado. Contudo, estes podem ser prevenidos e até mesmo aliviados, se causarem dor.
- Todas as pessoas que sofrem deste mal não devem usar sapatos apertados, mas sim sapatos que lhes permitam uma mobilidade absoluta. Além disso, sapatos de pele melhoram a respiração do pé, a sentir-se confortável, saudável e sem nenhuma pressão.
- Se praticar actividades desportivas, use calçado apropriada à sua prática.
- No dia-a-dia evite, usar saltos altos ou sapatos ponteaguados, pois deformam o pé e colocam tensão sobre o joanete;
- Em casa use calçado confortável (chinelos).
- Depois de um dia cansativo, faça uma massagem aos pés.
- Existem talas especiais para joanetes, que se devem usar constantemente durante um determinado tempo, isto permitirá corrigir a deformidade do osso, além disso minimiza a doença. Este é um tratamento que evitará a intervenção cirúrgica. Deverá consultar o seu podólogo para este lhe indice qual a tala mais indicada para o seu caso.
- Pode consultar o seu podólogo sobre a possibilidade de adquirir umas palmilhas especiais que controlem a força que provoca a deformação do joanete. Deste modo corrigirá e evitará a dor e o crescimento do mesmo.
- Uma reabilitação especial, como exercício específico para joanetes, pode ajudar na sua correção e melhoria.
- Andar descalço na areia também o poderá ajudar a prevenir e curar joanetes, uma vez que fortalece os dedos e permite que as articulações trabalhem naturalmente.
Artigos relacionados: