Como sabem, unhas encravadas, também conhecidas por onicocriptoses, ocorrem quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Maioritariamente, esta situação ocorre no dedo grande do pé e é bastante desconfortável, podendo mesmo provar um grande desconforto ao andar – ou até mesmo quando estamos parados. Geralmente, as onicocriptoses surgem quando utilizamos sapatos inadequados ou quando as unhas foram mal cortadas. Se o problema não estiver em estado avançado – se este for o caso visitem o vosso podologista – podem utilizar os seguintes passos como forma de tratamento.
- Prepare um recipiente com água quente.
- Submerja o pé afetado em água quente durante cerca de 20 minutos. O objectivo é reduzir o desconforto e ao mesmo tempo amolecer a unha para que seja mais fácil cortá-la mais tarde. Pode Repetir esta étapa 2 a 3 vezes por dia caso sinta necessidade.
- Massage o pé afectado enquanto este está dentro da água para ajudar a aliviar a pressão no dedo com a unha encravada. Ainda dentro de água, tente exercite os dedos dos pés (contração e relaxamento) pois ajuda à circulação sanguínea.
- Seque bem o pé com uma toalha limpa. É importante que pé não fique húmido para evitar a proliferação bactérias e fungos.
- Massaje, uma vez mais, com suavidade a zona afetada.
- Coloque algodão ou fio dental sob a unha afetada. A ideia é a separar a unha da pele infecionada para que mais tarde possa cortar a unha. Tente colocar algodão entre a unha e a pele durante uma semana até que a unha cresça o suficiente para poder cortar sem criar mais mazelas – durante este período substitua o algodão uma vez por dia.
- Corte a unha com cuidado, usando um instrumento totalmente limpo e afiado. Corte a unha de forma reta, deixando-a quadrada e sem recortá-la em excesso. Nas partes em que a unha estiver mais encravada deve evitar cortar, isto para que esta possa melhorar lentamente assim que for crescendo – e só ai sim, cortar.
- Por último, aplique uma pomada antisséptica, de preferência antes de ir dormir, pois assim evita que se criem fungos e bactérias. Repita este processo até deixar de sentir dores.
Artigos relacionados