Inchaço nos Pés. Causas e Tratamento.

Inchaço nos Pés. Causas e Tratamento. - Podologia Braga

Inchaço nos pés. Por norma não são motivo de preocupação, visto ser recorrente em pessoas que ficam muito tempo de pé ou que caminham bastante. Existem, no entanto, situações em que o inchaço é mais do que recorrente e quando passa a ser frequente, ai sim é capaz de ser um problema mais grave. Nestas situações deve consultar o seu médico ou podologista.

Possíveis causas para o inchaço nos pés

Como já referi anteriormente, tendo em conta as funções que os pés e as pernas desempenham, este tendem a desenvolver um certo inchaço. Dependendo das razões, o inchaço pode ser mais ou menos grave. Em casos mais graves pode ser sinal de excesso de fluido corporal acumulado que podem resultar num mau funcionamento de certos órgãos. É o que ocorre, por exemplo, com o sistema linfático – parte do sistema imunológico que auxilia no combate a infecções. Muitas vezes, os gânglios linfáticos não funcionam corretamente e substâncias nocivas vão se acumulam neles, causando o que se conhece por linfedema.

Geralmente, atinge com mais frequência braços, pernas e pés, deixando-os inchados. As causas desse problema são as mais variadas, incluindo doenças genéticas ou ainda danos a nódulos linfáticos causados por cirurgia, infecção e terapia de radiação.

Inchaço nos pés na gravidez

Durante a gravidez, é normal haver um pouco de inchaço nos pés. O curioso é que um estudo publicado no American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation diz que o inchaço pode ser até mesmo permanente, levando ao aumento do tamanho do pé após a gravidez.

Quando o inchaço é acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal, dores de cabeça, pouca urina, náuseas, vómitos ou alterações na visão, é recomendado que visite o seu médico ou podologista, pois pode ser um problema grave. Do mesmo modo, faça isso quando houver uma lesão no pé, já que o inchaço pode muitas vezes indicar a formação de coágulos.

Existe ainda a possibilidade de medicamentos causarem inchaço nos pés e nos tornozelos como efeito secundário. Caso suspeite que a inflamação possa estar relacionada com medicação, consulte seu médico ou podologista.

Como tratar o inchaço nos pés

Existem medicamentos capazes de regular a circulação sanguínea e consequentemente a redução dos pés inchados. O exercício regular também ajuda a prevenir este tipo situações visto que melhora a circulação. Evite também estar durante muito tempo sentado ou na mesma posição – tente esticar as pernas pelo menos uma vez por hora.

Pode da mesma forma recorrer à hidroterapia, com água fria e quente, que também é muito eficaz no momento de reduzir o inchaço nos pés. Esta solução é bastante importante pois a água quente melhora a circulação, e já a água fria reduz o inchaço e uma possível inflamação.

À noite, e como relaxamento, pode também optar por colocar as pernas sobre uma almofadas.

Caso nada disso funcione, procure ajuda médica.

Artigos Relacionados

 

A informação contida neste artigo não dispensa a consulta de um especialista.

Marque a sua consulta na ‘Clínica de Podologia – Braga‘ e cuide já da sua saúde.

MARCAR CONSULTA